Erros de cenário

A minissérie Grandes Amigos da Rede Globo tem uma história até bastante interessante. Um cara que vai morrer e faz de tudo para resgatar em sí mesmo e nos amigos o mesmo sentimento que tinham uns pelos outros quando eram mais jovens. Mas a equipe que monta o cenário para as gravações anda derrapando muito, mas muito mesmo!

O primeiro deslize não posso falar com muita certeza, mas vamos lá. A trama se passa no ano de 1989. Então no 2º capítulo o personagem de um travesti faz uma maravilha na cozinha: pipoca de microondas! Acredito que nessa época, apesar de ter apenas 2 anos de idade, não havia fornos de microondas nas casas brasileiras. Mesmo que houvesse, não seria operado com tamanha naturalidade por um visitante. Mas isso não posso falar com muita certeza.

O segundo é ainda pior: uma geladeira com dispenser de água na porta! Essa eu tenho certeza que não existia à época. Foi uma mega mancada. Além do mais a geladeira era branquinha, o que vai totalmente contra a cor dos eletrodomésticos da ‘linha marrom’ daquele tempo.

Mas o erro mais grosseiro foi o computador da personagem principal (Léo): Ele usa um PC com monitor VGA e teclado ergonômico. Isso mesmo, até um leigo total e absoluto à microinformática sabe que lá pelos idos de 89 não existia teclado ergonômico. Além do mais segundo um ótimo artigo sobre a história da informática, escrito por Carlos E. Morimoto, o Brasil utilizava, até 1992, os computadores XT, alguns fabricados aqui mesmo, no Brasil. Os computadores 386 e seus sucessores só deram as caras em terras tupiniquins depois do fim da reserva de mercado. Abaixo segue uma foto do XT:

Depois disso acho que não precisa nem falar que o pessoal da tv precisa tomar mais cuidado com as coisas que faz. Daqui a pouco vão colocar cena de gente acessando o Orkut em novela de época. Ah, ainda esqueci de falar sobre o design dos utencílios do lar que aparecem, que não parecem em nada com o do final da década de 80; mas isso não é minha praia.

2 respostas para Erros de cenário

  1. Rayane disse:

    Adorei o blog, realmente vemos erros grosseiros na TV, agora teremos um lugar para comentá-los.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: