Visit Nyc

Brasília anda com os espaços publicitários de suas paradas de ônibus lotadas de propagandas que falam que “isto é que é arte”, “isto é que é gastronomia”, etc. E todas falam sobre New york. Abaixo segue um dos cartazes:

food_ti

É no mínimo curioso ver uma cidade dos Estados Unidos fazendo propagandas e chamando turistas de um país latino para que conheçam suas avenidas. Logo os latinos, que segundo eles roubam seus empregos e são caçados como coelhos em estação de caça.

Resolvi entrar no site que aparece no cartaz: http://www.nycvisit.com e logo vi algo que me pareceu bastante correto: a opção de visualizar o site em português. Afinal, pra que eles fariam uma propaganda no Brasil se as pessoas não conseguem ver a única coisa que o site mostra para maiores informações (o site). Mostra apenas a parte de roteiros, coisas pra fazer, e facilidades para a viagem. São coisas do tipo revista de viagem, e não vi nada que se refira à documentação necessária para se conseguir o visa.

Como já citei anteriormente, os EUA andam barrando todo mundo que tente adentrar seu [ironia] maravilhoso [/ironia] território, assim como vários outros países europeus. Não é raro ver no Fantástico pessoas sendo deportadas desses países por motivos cada vez mais fúteis e descabidos. Depois dos atentados terroristas então a coisa ficou ainda mais difícil. Além de provar que você não vai ficar no país deles e roubar os empregos de seus filhos, agora você tem que provar que não vai jogar o avião no parlamento ou explodir um trem.

Mas ao que parece, New York anda atrás de turistas. Depois dos atentados de 11 de Setembro, as viagens turísticas a essa cidade caíram bastante, e turista – venha de onde ele venha – gasta em dólar, e muito. E com as restrições para entrar nos EUA eles devem ter sentido ainda mais falta dos dólares dos visitantes. E pelo que pude ver no site, eles estão fazendo uma campanha mundial para tentar levantar o turismo, pois existem 10 línguas para se escolher a visualização do site.

Quem sabe, se um dia os países “de 1º mundo” caiam na real e percebam que todas as pessoas desse planeta tem direito de conhecer outras culturas, outros lugares, e que todo o ódio que alguns sentem por eles seja alimentado por eles mesmos, da mesma forma que o Brasil vem sendo tachado de imperialista na América do Sul. Quem sabe com um pouco de política de boa vizinhança, princípio da reciprocidade e responsabilidade social o mundo possa ser globalizado para a humanidade, não apenas para os dólares e euros que circulam pelas bolsas de valores e para os bits e bytes da internet.

2 respostas para Visit Nyc

  1. tristan disse:

    mais uma coisa e verdade…
    new york e o maximo

  2. tristan disse:

    mais uma coisa e verdade…
    new york e o maximo
    a campanha convida os latinos a visitarem a cidade, e nao para ficar ilegalmente por la
    conhecos varios new yorkers q sao gente finissimas, e adoram o brasil
    nao devemos/podemos ser preconceituosos
    abraçao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: