KDE 4 Lançado

A comunidade Linux recebeu hoje a nova versão do ambiente gráfico KDE, a versão 4. Com mudanças na parte visual, seu shell chamado Plasma adiciona vários efeitos à tela do usuário. Além disso, foi utilizado o artwork Oxigen, que segundo os desenvolvedores, dá uma sensação de ar fresco ao desktop.

Plasma

O organizador de janelas Konqueror também foi substituído pelo Dolphin, mas o primeiro ainda pode ser usado como opção. O Dolphin exibe uma barra à esquerda, com informações sobre o arquivo selecionado (acho que já vi isso no sistema to tio Bill), além de exibir miniaturas com o conteúdo dos arquivos. Para visualizar fotos, foi introduzido o Gwenview, com interface bem intuitiva, e para visualizar documentos, o Okular, que abre desde ODF até PDF, com opções de revisão, anotações, marca-texto, entre outras. Além disso, várias outras aplicações estão disponíveis para tornar seu pingüin ainda mais agradável.

O lançamento do KDE 4 mostra que a comunidade Linux acordou para aquilo que mas fazia com que os usuários domésticos mais se preocupam ao utilizar o computador: a facilidade de uso. Em vários blogs de grandes nomes do mundo Linux, ví se defender a idéia de que o sistema operacional deve ser fácil de se utilizar, mas parece que só agora a “indústria” de software parece ter se conscientizado disso. Grande parte das pessoas não está disposta a ficar quebrando a cabeça para abrir o terminal e digitar sudo apt-get install…, elas apenas querem que o programa funcione. Não que eu seja o terminal ou contras as pessoas que o utilizam, apenas acho que a secretária de um escritório não precisa saber uma lista de comandos para utilizar seu pc.

Tive a oportunidade de usar o KDE 4 enquanto ele ainda estava na fase beta. Agora espero que ele tenha sucesso em sua empreitada.

Mais informações sobreo KDE 4 em: http://www.kde.org/announcements/4.0/guide.php

assinatura digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: